sexta-feira, 20 de maio de 2016

O PHOTOSHOP DE STEVE MCURRY


E pronto, eis que de repente cai mais um ídolo por terra... Steve Mccurry é apanhado nas malhas do Photoshop. Para mim a sensação é igual aquela que temos quando um desportista que admiramos é apanhado com doping, sem tirar nem pôr. Ao que parece uma foto menos bem retocada deixou um poste deslocado na foto e a partir daí começaram a investigar algumas fotos do mestre Steve Mccurry, aquele que todos conhecem por ter feito a fotografia da menina Afegã. Depois, entra claro a argumentação que desde sempre se manipularam fotografias, se apagaram pessoas, se retocaram sombras e afins. Eu continuo a achar que tem tudo a ver com bom senso, como aliás tudo na vida. No caso particular do Steve, acho que é um abuso do caraças, depois de ver este video sobre como ele retoca imagens, acho demasiada intervenção nas fotos, acho que não há necessidade para tanto. Admito que fotógrafos de moda o façam, estão a criar um imaginário, estão a vender alguém ou um produto, mas um fotógrafo de rua, um fotógrafo da vida custa-me... Não é o instante decisivo a magia da fotografia? não é o congelar daquele milésimo de segundo que faz a diferença? pelos visto parece que não, quantas fotos não perdi já eu porque alguém estava atrás a estragar o enquadramento, ou passou um carro na altura errada, ou o passo das pessoas não estava certo... Mas é isso que me dá pica para fotografar, esse jogo do gato e do rato, procurar o melhor momento para fazer a foto, qual presa e predador. E mesmo que me digam, "eh pa, ele só apagou 3 pessoas da foto e dois postes, isso não é nada" então eu pergunto, se apagar não tem problema, acrescentar tem? É que então começamos a acrescentar elementos às fotografias para as compor melhor... Passamos rapidamente da fotografia à pintura ou pós produção. Pior é que ele nem precisava de fazer isto com as fotos, poderia não ter a foto perfeita mas ter uma foto boa, o que até faz mais sentido visto que vivemos num mundo que está longe da perfeição. Mccurry Começou a carreira como fotojornalista, fez o seu trajecto pela via analógica e sempre foi um excelente fotógrafo. Tenho um porrada de livros dele, que adoro!! mas a partir deste momento irei sempre olhar para a sua obra de maneira diferente, serão aquelas cores verdadeiras? será que esta fotografia é mesmo assim?...

Sem comentários: